quinta-feira, 2 de agosto de 2012

GUIA DE SPOTTING EM SBPA/POA

O POA SPOTTER preparou o mais completo Guia de Spotting no Aeroporto Internacional Salgado Filho com dicas dos melhores lugares para você aproveitar ao máximo seu tempo disponível para fotos. Não esqueça do seu "KIT DE SOBREVIVÊNCIA", leve óculos, boné, água, protetor solar, rádio, pano (para eventual limpeza de sujeiras nos vidros) e se possível banco portátil e guarda-chuva para os pontos de Spotting fora dos terminais. Existem vários pontos e estes são na maioria dos casos bem próximos. O deslocamento entre o TPS-1, TPS-2, Rampas, Edifício Garagem e ALS não é superior a 10 minutos e pode ser feito à pé ou nos ônibus da Infraero.


Clique aqui para visualizar POA - Guia de Spotting SBPA em um mapa maior.


Rampa de acesso ao segundo andar do TPS-1 onde fica o setor de embarque. Quase no final da rampa é possível a visualização das aeronaves no TPS-2 onde operam Azul e Webjet, algumas vezes a Trip e aviões de carga como o da Total que esta estacionado ali (posição 11) e eventualmente outros operadores de carga. Não é possível estacionar na rampa (apenas na frente do TPS-1). No fim das tardes, o pôr-do-sol atrás do TPS-2 dá um toque especial às fotos neste ponto.

Rampa de subida ao TPS1. Visualizando TPS-2.

Rampa de subida ao TPS1. Visualizando TPS-2.

Rampa de subida ao TPS1. Visualizando TPS-2.

TAP M&E vista da rampa de subida do TPS-1.


No terceiro andar do TPS-1 você encontra restaurantes e muitos lugares para sentar alem de amplas janelas o que torna possível fotografar as aeronaves de frente no pátio 1 e fingers (posições 2R, 3L, 3C, 3R,  4L, 4C, 4R, 5L, 5C e 5R), nas taxiways ALFA, CHARLIE, DELTA, Pátio 3 e na pista. É o local com mais opções de fotografia que permite fotografar os pousos e decolagens pela cabeceira 11 e pela 29. A Infraero disponibiliza um ônibus que faz a ligação entre o TPS-1 e o TPS-2, sendo que a duração do percurso e o tempo de espera é de aproximadamente 10 minutos. 

Como chegar:

De carro: É de fácil acesso, pois é o principal terminal do aeroporto. De fronte ao terminal há 2 estacionamentos. Há também o edifíco garagem que conta com 8 andares para estacionamento.

Transporte Público: Há as linhas 705 (Vila das Industrias), T5 (Bom Fim), T11 (III Perimetral), B02 (Leopoldina), B09 (Iguatemi) que desembarcam passageiros na frente do TPS-1.

Vista do TPS-1.

Vista do TPS-1.

 TGL visto do TPS-1.

Pouso pela cabeceira 11 visto do TPS-1.

Pouso pela cabeceira 11 visto do TPS-1.

 Pouso pela cabeceira 11 visto do TPS-1.

 Pouso pela cabeceira 11 visto do TPS-1.

 Pouso pela cabeceira 11 visto do TPS-1.

 Taxiway DELTA vista do TPS-1 após pouso pela cabeceira 11.

Decolagem pela cabeceira 11 vista do TPS-1.

Decolagem pela cabeceira 29 vista pelo TPS-1.


Pátio 3 visto do TPS-1.


TAP M&E vista do TPS-1.




No ultimo andar do edifício garagem é possível fotografar as aeronaves taxiando pela taxiway DELTA para decolagem ou após o pouso. É possível uma visualização parcial do TPS-2 (Pátio 2). Não permite visualização dos aviões estacionados no TPS-1 (Pátio 1). Não há sombra nem lugar para sentar, então não esqueça do seu "KIT".

Como Chegar:

De carro: Basta apenas estacionar com o seu carro no edifício (que se localiza na frente do TPS1), e subir de elevador até o 8° andar. Em dias de chuva é possível ficar no 7° andar, mas com um ângulo não muito favorável.

De Transporte Público: Após desembarcar no TPS-1, basta apenas atravessar a rua.

Edifício Garagem vista da cabeceira 29. Nesta foto é possível visualizar a rampa de descida do TPS-1.

 Pouso pela cabeceira 11 visto do Edifício Garagem.

  Pouso pela cabeceira 29 visto do Edifício Garagem.

 Pouso pela cabeceira 29 visto do Edifício Garagem.

Taxiway DELTA em direção ao TPS-1. 

Edifício Garagem vista para o TPS-2. Nesta foto é possível visualizar a rampa de subida do TPS-1.

Edifício Garagem vista do TPS-2. Neta foto é possível visualizar em detalhe a rampa de subida do TPS-1.


Na rampa de descida do TPS-1 é possível fotografar as aeronaves na taxiway DELTA após o pouso pela cabeceira 11 ou para as decolagens pela cabeceira 29. Boas fotos todo o tempo, embora tenha um cercado que pode vir a atrapalhar um pouco.

Como Chegar:

De Carro: Ao se aproximar do terminal,  vá pela rampa que leva para o segundo andar. É possível estacionar conforme a disponibilidade de vagas nas laterais da via.

 Pouso pela cabeceira 11 visto da rampa de descida do TPS-1.

Taxiway DELTA vista da rampa de descida do TPS-1 após pouso pela cabeceira 11.

 Aeronave na Posição 5C, vista por entre a cerca.

 Pouso pela cabeceira 29 visto da rampa de descida do TPS-1.

 Taxiway CHARLIE vista da rampa de descida do TPS-1.

 Taxiway DELTA para decolagem pela cabeceira 29 vista da rampa de descida do TPS-1.

 Decolagem pela cabeceira 29 vista da rampa de descida do TPS-1.

 Decolagem pela cabeceira 29 vista da rampa de descida do TPS-1.

 Decolagem pela cabeceira 29 vista da rampa de descida do TPS-1.


Conhecido como terminal antigo, no segundo andar permite visualizar os aviões estacionados em frente (pátio 2) e vista do TPS-1. Também permite visualizar a área remota e mais distante a direita o Pátio 3. Quando em operação pela cabeceira 29 é possível visualizar as decolagens com bom angulo e nas operações pela cabeceira 11 o pouso e a decolagem. 

Como Chegar:

De Carro: Tenha atenção pois há várias faixas e retornos, por isso fique atento às placas que indicam ao TPS-2. Há um estacionamento em frente ao terminal.

Transporte Público: Há o metrô com desembarque na estação aeroporto, sendo tem uma elevada que liga a estação ao terminal. Há também o ônibus da Infraero que leva os passageiros do TPS-1 ao TPS-2, com um tempo de espera de 10 minutos por viagem.

TPS-1 visto do TPS-2.

Pouso pela cabeceira 11 visto do TPS-2.

Pouso pela cabeceira 29 visto do TPS-2.

 Decolagem pela cabeceira 29 vista do TPS-2.

 Decolagem pela cabeceira 29 vista do TPS-2.

Decolagem pela cabeceira 29 vista do TPS-2.


Decolagem pela cabeceira 11 vista do TPS-2.

Decolagem pela cabeceira 11 vista do TPS-2.

Remota vista do TPS-2.

Remota vista do TPS-2.

 Pátio 2 visto do TPS-2.

 Pátio 2 visto do TPS-2.

Taxiway JULIET em direção a cabeceira 11 vista pelo TPS-2.

Taxiway ALPHA vista do TPS-2.

Cabeceira 29 vista do TPS-2.

Vista do TPS-2.


Vista do TPS-2.



No acesso paralelo a esta avenida é possível fotografar as aeronaves em procedimento de pouso pela cabeceira 11 e neste ponto passam baixo em relação ao solo. É possível permanecer próximo a cerca ou no canteiro lateral. Também é possível visualizar as aeronaves taxiando pela taxiway ALFA vindo do TPS1, TPS2 ou pela taxiway GOLFE da TAP M&E para decolagem pela cabeceira 11. Ao ir nesse ponto esteja atento, pois em dias de semana fica deserto, comprometendo a segurança do local.

Como Chegar:

De Carro: Vindo pela Av. Farrapos ou pela Av. Edu Chaves, mantenha-se sempre na faixa da direita, e esteja atento ao início do canteiro.

De transporte Público: Há a possibilidade de usar as linhas 705 (Vila das Industrias), T5 (Bom Fim), T11 (III Perimetral), mas sendo necessário descer na parada antes do viaduto Leonel Brizola. Após descer bastar caminhar 5 minutos até o canteiro


Taxiway ALFA em direção a cabeceira 11.


Cabeceira 11 vista pela cerca na Avenida dos Estados.


Decolagem pela cabeceira 11 vista pela cerca na Avenida dos Estados.


Decolagem pela cabeceira 29 vista pelo canteiro lateral na Avenida dos Estados.


Decolagem pela cabeceira 29 vista pelo canteiro lateral na Avenida dos Estados.


Pouso pela cabeceira 11 visto pelo canteiro lateral da Avenida dos Estados.


Pouso pela cabeceira 11 visto pelo canteiro lateral da Avenida dos Estados.


Pouso pela cabeceira 11 visto pelo canteiro lateral da Avenida dos Estados



Localizado sobre a avenida dos Estados permite fotografar o pouso pela cabeceira 11 e as decolagens pela cabeceira 29 mas neste caso as aeronaves já passam com alguma altura. O acesso ao viaduto é relativamente dificil à pé e não é possível estacionar.

Pouso pela cabeceira 11 visto pelo Viaduto Leonel Brizola

Pouso pela cabeceira 11 visto pelo Viaduto Leonel Brizola

Pouso pela cabeceira 11 visto pelo Viaduto Leonel Brizola




Permite fotografar as aeronaves durante o pouso pela cabeceira 29 a poucos metros de distância bem como o taxi das aeronaves pela taxiway DELTA e ECHO até a posição de decolagem pela cabeceira 29. Neste local é possível permanecer com relativa segurança uma vez que existem várias oficinas mecânicas nesta rua. Ao chegar no local basta apenas se identificar e dizer a que veio. A recepção nestes casos sempre é favorável. É recomendavel levar o "KIT", pois não é um local muito confortável. Caso necessite, há um mini mercado no início da rua. Mantenha a atenção ao horário, pois há um portão na rua que e fechado das 8 horas da noite, ate as 6 da manhã.

Como Chegar:

De Carro: 
  • Partindo da Av. Assis Brasil no sentido Centro > Bairro: Aqui 
  • Partindo da Free-Way no sentido Centro > Bairro:Aqui
Transporte Público: É possível sair do TPS-1 em direção à Av. Polar utilizando as linhas 705 (Vila das Industrias), B02 (Leopoldina), B09 (Iguatemi). Fique atento ao utilizar a linha B02 (Leopoldina), pois você deverá descer assim que o ônibus sair da Av. Dique.


Pouso pela cabeceira 29 visto da Avenida Polar.

Pouso pela cabeceira 29 visto da Avenida Polar.

Pouso pela cabeceira 29 visto da Avenida Polar.

 Pouso pela cabeceira 29 visto da Avenida Polar.

 Pouso pela cabeceira 29 visto da Avenida Polar.

Pouso pela cabeceira 29 visto da Avenida Polar.

Pouso pela cabeceira 29 visto da Avenida Polar.

Taxiway DELTA e ECHO em direção a cabeceira 29 vista da Avenida Polar.


Taxiway DELTA e ECHO para decolagem pela cabeceira 29 vista da Avenida Polar.

Taxiway ECHO para decolagem pela cabeceira 29 vista da Avenida Polar.

 Decolagem pela cabeceira 11 vista da Avenida Polar.

Decolagem pela cabeceira 11 vista da Avenida Polar.

Pouso pela cabeceira 11 vista da Avenida Polar.




Na rampa próxima ao TPS-2 é possível visualizar o TPS-1 (1L, 1C, 1R, 2L), remota e parte do pátio 2 no TPS-2 (posições 8,9,10 e 11). É bom levar o "KIT" e ir acompanhado, pois não há segurança no local.
Como Chegar:


De Transporte Público: Pegue o metrô e desça na estação Aeroporto.


Observação: Caso estejas em um dos terminais, não leva mais do que 5 minutos de caminhada.


Rampa de acesso ao Trensurb vista do TPS-1 e parcial do TPS-2.



O estacionamento fica logo após o Terminal 2. Neste local é possível fotografar os aviões durante o pouso pela cabeceira 11 e as decolagens pela cabeceira 29. E também é possível visualizar parcialmente os hangares da TAP M&E. Ao chegar no local, indentifique-se e fale de suas intenções, converse com os taxistas e diga que vai fotografar, mas fique atento com o movimento intenso de táxis e o local é seguro.

Pouso pela cabeceira 11 visto do estacionamento dos Táxis.

Pouso pela cabeceira 11 visto do estacionamento dos Táxis.

TAP M&E vista do estacionamento dos Táxis.

TAP M&E vista pelo estacionamento dos Táxis.

Decolagem pela cabeceira 29 vista do estacionamento dos Táxis.

Decolagem pela cabeceira 29 vista do estacionamento dos Táxis.


Decolagem pela cabeceira 11 vista do estacionamento dos táxis.

Decolagem pela cabeceira 11 vista do estacionamento dos táxis.



O acesso a Torre de Controle é restrito e difícil, tivemos acesso apenas uma vez e por alguns minutos, mas foi possível perceber a ótima vista em todas as direções do aeroporto.


 Posição 11 no Pátio 2 vista da Torre de Controle no TPS-2.

  TPS-1 visto da Torre de Controle no TPS-2.

 TAP M&E vista da Torre de Controle no TPS-2.

  TAP M&E vista da Torre de Controle no TPS-2.

   Pátio 2 vista da Torre de Controle no TPS-2.

 Pátio 2 vista da Torre de Controle no TPS-2.

 Pátio 2 vista da Torre de Controle no TPS-2.

 Pátio 1 vista da Torre de Controle no TPS-2.

Decolagem pela cabeceira 11 vista da Torre de Controle no TPS-2.


Posição do Sol: 

Clique na foto para visualizar a posição do Sol atualizada.
Fonte: SunCalc


Mapa Panorâmico do Aeroporto Salgado Filho:

Para fazer o download da imagem em alta resolução e qualidade, clique >AQUI<


Cartas do Aeroporto Salgado Filho:


Download da Carta ADC.
Download da Carta PDC.

Rádio Escuta:

Torre: 118.10 / 121.50
Solo: 121.90
Controle de Aproximação: 119.00 / 120.10 / 120.55 / 128.90
ATIS: 127.85

10 comentários:

  1. Espetacular, completo, percebe-se que foi feito com carinho por quem sabe.. Riqueza de detalhes e transparência, dividindo e repassando as informações coletadas... especial, particularmente gostei bastante... Uma vez por mês vou até o SBPA, agora irei com mais informações. Bela publicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcelo... Esse é a nossa ideia... Compartilhar ao máximo todas as informações para que o Spotting seja divulgado e cresça...

      Excluir
  2. Muito bom. Parabéns.
    Quero ir na avenida Polar um dia desses. Não sabia como chegar ainda. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato pelo e-mail do blog e combinamos de ir junto. O bom é quando as operações estão pela cabeceira 29. Abraços...

      Excluir
  3. Muito legal ver que o pessoal gostou do guia! Divulguem para que mais pessoas conheçam o spotting no sbpa! Abraços

    ResponderExcluir
  4. otimas dicas,irei fotografar no estacionamento.obrigado Raul!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!

    Belas fotos e ótimas dicas.

    Sempre curtir aviação, mas não tenho grana para comprar uma camera profissional com uma lente 75/300 ou similar.

    As normais como a Canon sx50 daria para fazer fotos legais, e ate publicaveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Norberto... Aceitamos todas as colaborações independentes da câmera utilizada... Só não publicamos fotos de avião invisível... A sx50 é uma baita câmera... Abraços...

      Excluir
  6. Olá, li completamente este guia e o parabenizo pelo trabalho.
    Gostara de saber, se os locais assim indicados, continuam inalterados, pois, dia 16/2 vou a POA só para clicar, principalmente o EDG.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo. Os pontos de spotting continuam os mesmos. Abraços.

      Excluir